Visto K-1 para Noivos e Noivas Brasileiros

O visto K-1 (Fiance Visa) é o visto perfeito para reunir um casal nos Estados Unidos. No entanto, cada país é diferente em termos de processo, documentação de suporte e tempo de processamento, pois tudo depende do Consulado dos EUA nesse país específico. Aqui, focaremos especificamente no Brasil e no noivo(a) brasileiro(a).

[Leia este Post em Inglês]

Quais são os requisitos básicos do visto K-1?

Os requisitos são os seguintes:

  1. Deve haver um cidadão americano no relacionamento.
  2. O relacionamento é de boa fé e com amor.
  3. O cidadão dos EUA e o(a) noivo(a) brasileiro(a) se viram pessoalmente (estiveram na mesma sala, cidade, país) nos últimos 2 anos.
  4. O cidadão dos EUA e o(a) noivo(a) brasileiro(a) pretendem se casar com o visto K-1 dentro de 90 dias após a entrada no país.
  5. O cidadão dos EUA tem uma renda estável para sustentar o casal, e essa renda supera as Diretrizes Federais de Nível de Pobreza.

O que é o processo de visto de noivos K-1 em poucas palavras?

O processo do visto K1 é basicamente fundamentado nas três (3) etapas a seguir:

  1. Etapa 1: ter o relacionamento reconhecido pelo USCIS no processo da petição I-129F.
  2. Etapa 2: após a aprovação da Etapa 1 e após receber um e-mail de boas-vindas do Consulado dos EUA, solicitar o visto K-1 Fiance (DS-160) no Consulado dos EUA no Rio de Janeiro.
  3. Etapa 3: após a aprovação do DS-160, entrada nos EUA e casamento dentro de 90 dias, solicitar ao USCIS a Residência Permanente Legal / Green Card com o processo I-485 de Ajuste de Status do visto K-1 para o Green Card.

Quanto tempo dura o processo de visto K-1?

Infelizmente, o tempo de processamento varia e um tempo exato não pode ser especificado. Freqüentemente, nosso escritório ouve que alguém “leu online” ou “ouviu de um amigo que fez isso anos atrás” que o processo levou apenas algumas semanas ou alguns meses. É verdade que pode ter sido mais rápido no passado. No entanto, você pode detalhar os seguintes processos:

  • I-129F para o K-1 (Tipo de Visto: K-1 / K-2 – Ainda não casados – noivo(a) e/ou filho(a) dependente)
  • O DS-160 ocorre dentro de 4 meses após a aprovação da I-129F, e o Brasil (uma vez que este post cobre apenas o Brasil) geralmente conclui o processo em cerca de 2,5 a 3 meses após a aprovação da I-129F.
  • I-485, e provavelmente será processado no escritório local do USCIS mais próximo de você.

Como dois desses processos pertencem ao USCIS, abaixo há um artigo útil sobre como encontrar o tempo de processamento atualizado do USCIS:

Como verifico o tempo de processamento do USCIS

Quanto custa tudo?

As taxas podem mudar facilmente. No entanto, consulte os seguintes itens para encontrar as informações mais atualizadas das diferentes agências:

Quais são os requisitos específicos para brasileiros que solicitam vistos K-1?

O Consulado dos EUA no Brasil exigirá os seguintes itens:

  1. O(A) noivo(a) brasileiro(a) deve assinar a “declaração de requerente em idade de casamento” no momento da entrevista, cuja cópia pode ser encontrada aqui: https://br.usembassy.gov/wp-content/uploads/sites/32/2016/04/Declaracao-de-solteiro-marriageble-age-statement-application.pdf
  2. Registro no sistema de agendamento de vistos do Departamento de Estado americano especificamente para o Brasil: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/iv/information/iv_services
  3. São necessários dois tipos de certificados policiais brasileiros (recentes): Atestado de Bons Antecedentes da Polícia Federal e Atestado de Bons Antecedentes da Secretaria de Segurança Pública: https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/noivos/a-entrevista/

Por que o visto K-1 é oferecido apenas no Consulado dos EUA no Rio de Janeiro?

A questão é realmente super comum. Nem todos os Consulados dos EUA oferecem os mesmos serviços. Além disso, nem todos os Consulados dos EUA têm uma divisão de imigração. Como o visto K-1 é um processo de “imigrante” ou “Green Card”, seria necessário um “visto de imigrante”. Atualmente, o Rio de Janeiro é o ÚNICO Consulado dos EUA no Brasil que fornece o visto K-1.

Uma outra pergunta comum ocorre em seguida: como o visto K-1 é um visto de imigrante se o DS-160 é o pedido de visto de não-imigrante? Em suma, o K-1 está entre as categorias imigrante e não imigrante, uma vez que os aplicantes estão em transição para o casamento com um cidadão dos EUA, e pelo fato de que a terceira etapa do processo do visto K-1 seria a solicitação do real “Green Card”.

Onde posso encontrar informações específicas sobre o processo do visto K-1 no Consulado dos EUA no Rio de Janeiro?

Aqui está um link para o Consulado: https://br.usembassy.gov/pt/visas-pt/noivos/a-entrevista/

Onde posso encontrar mais informações sobre o processo de visto de imigrante?

Aqui está um link fornecido pelo Departamento de Estado dos EUA (em inglês): https://travel.state.gov/content/travel/en/us-visas/Supplements/Supplements_by_Post/RDJ-Rio-de-Janeiro.html

O link acima é a edição de 14 de Agosto de 2019. Verifique se você possui a versão mais atualizada, pois as edições são atualizadas a cada um ou dois anos. Como os consulados estão se afastando das instruções em PDF, é muito possível que apenas atualizem o link acima com novas edições.

 

 

Isenção de responsabilidade: este blog é disponibilizado pelo advogado ou editor desse escritório de advocacia apenas para fins educacionais, bem como para fornecer informações gerais e uma compreensão geral da lei, e não para fornecer aconselhamento jurídico específico. Ao usar este site, você entende que não há relacionamento advogado-cliente entre você e o editor do Site / Blog. O Blog não deve ser usado como um substituto para aconselhamento jurídico competente de um advogado profissional licenciado em seu estado.


Leave a Comment